Viver a vida franciscana significa estar em eterna transformação: seja de si mesmo, seja do seu entorno, ou do mundo como um todo. E a motivação é o principal ingrediente para isso: é o que nos move para a mudança e transforma o mundo e as nossas vidas. Nesse sentido, podemos dizer que a transformação também nos ensina sobre transcender e seguir em frente.
Como fez o Frei Luiz Pinheiro Sampaio. A motivação do sacerdote foi a chave para que o seu problema de visão nunca o impedisse de escrever, mesmo que o obstáculo tenha o levado a interromper o curso de Letras, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
Luiz Pinheiro Sampaio nasceu na cidade de Novo Oriente, Ceará, em 1964. Membro de uma família de raízes e valores católicos, ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap). Em 1988, iniciou a sua formação religiosa. Começou com os estudos em Filosofia, em Goiâna (GO), e em seguida cursou Teologia, em Campo Grande (MS). Ordenado sacerdote em 2003, o Frei Luiz já trabalhou em várias localidades, como Nova Fátima (GO), Piracanjuba (GO), Caseara (TO), Campo Grande (MS), Ceilândia (DF) e, atualmente, exerce o seu ministério na capital, Goiás.
Autor de livros de poesias como “Poesia de Insurgências" e "Poesia de Convergências" (que já chegaram, inclusive, nas mãos do Papa Francisco), hoje vamos conferir uma obra de sua autoria: “Posso Transcender”.
Posso sentir pelos olhos
E ver pelos sentidos
O que está dentro e fora de mim
Aquilo que posso alcançar
E abraçar sem medo de sentir e ver.
Posso realizar buscas
Transpor as fronteiras
Ser ponte e construir pontes
Consertar e estreitar laços.
Posso perceber e sentir
No fundo do meu íntimo
A alternativa que sou
Para o desconhecido do outro
Que está e pulsa em mim.
Na realidade surpreendente
Do que procuro ser
No sentir, ver e viver.
Posso fazer experiências
Que me tornam capaz
De compreender o sentido
Do que sou para o outro
Que foi e está sendo
Espelho no meu caminho.
Ainda posso transcender
As barreiras e desafios
Em qualquer tempo e lugar
Olhar além dos limites
O que ainda posso atingir
Sem querer possuir
Aquilo que escapa
Ao meu sentir e ver.
A motivação do Frei Luiz transformou seus obstáculos em poesia. E você: o que te motiva? Lembre-se que a sua motivação transforma e você pode começar clicando aqui.