26/06/2019 12:00

Levar uma vida franciscana pode ser o que você sempre sonhou

Conheça tudo o que alguém que vive a vida franciscana pode experenciar

 

Você já pensou várias vezes em como mudar de vida, viver novas experiências e ser um verdadeiro agente de mudança no mundo em que vive? Ser um frei capuchinho talvez seja a resposta pra tudo isso que você procura. Conheça o que você precisa fazer para se tornar um e como a vida franciscana pode ser tudo o que você sempre sonhou.

 

Animação Vocacional

 

Você já ouviu falar disso? Todos os jovens que desejam ingressar na vida de franciscano capuchinho vivenciam um processo que chamamos de Animação Vocacional. Se trata de um período em que os jovens começam a frequentar nossas fraternidades (conventos). É quando eles participam de encontros e percebem mais de perto o nosso jeito de ser e de viver.

 

Conhecer o dia a dia de um frade é muito importante para colaborar no processo de amadurecimento e discernimento vocacional. O jovem que realiza esse processo percebe que os frades exercem funções diversas e se formam em diferentes áreas para atuar da melhor forma e colaborar com a fraternidade e com a sociedade local. Para saber mais sobre a Animação Vocacional, entre em contato conosco.

Atuação em diversas áreas da sociedade

 

Os franciscanos capuchinhos atuam em diversas áreas na sociedade. Além da nossa vida de espiritualidade, oração e contemplação, nós também desenvolvemos diversos trabalhos para promover a dignidade humana e a paz. Acreditamos que a arte, por exemplo, é um excelente meio para promover a integração, o relacionamento humano e o desenvolvimento cultural das pessoas.

 

Diversos frades atuam nas áreas de música, teatro, dança e poesia, seja para formação pessoal ou para colaboração com a comunidade em que vivemos. A arte é transformação e com ela o mundo se torna mais leve e sensível.

 

Postulado

 

Após o tempo de Animação Vocacional, os jovens que se sentiram motivados e que começaram a assimilar o nosso modo de viver são convidados para ingressar na Ordem Franciscana. Esses jovens são recebidos numa etapa que chamamos de Postulado. Essa palavra remete ao processo de busca e amadurecimento, o ponto de partida para conhecer mais intimamente a vida franciscana.

 

Quem vive essa etapa é chamado de postulante. Os postulantes recebem formação franciscana, religiosa, cultural e social durante esse tempo. Acontecem aulas sobre a vida de Francisco de Assis, história da Ordem, Bíblia, filosofia, italiano ou outra língua que a Ordem considerar oportuna e tantas outras matérias. Toda a formação parte do viés da fraternidade e da espiritualidade franciscana para que o jovem possa ir amadurecendo o carisma franciscano.

 

 

Preservação do meio ambiente

 

O cuidado com a criação é parte integrante da vida de um franciscano. Francisco de Assis cuidava de todo o meio em que ele vivia e nos convida a termos zelo com a natureza e com todas as criaturas. Nesse sentido, o trabalho torna-se para nós uma atividade fundamental. Trabalhar com as próprias mãos no plantio, no cuidado da casa, na realização das refeições e na promoção de vida digna para todos.

 

São Francisco dizia que os frades que não sabem trabalhar deveriam aprender, afirmando que o trabalho é sinal de fraternidade e prática da oração que parte do íntimo de cada um de nós.

 

Seja a mudança que você quer ver no mundo

 

A escolha é sua. Se você chegou até aqui, talvez exista um chamado esperando por você. A vida franciscana não é nem de longe monótona. É uma vida de muito aprendizado, doação e cuidado, que leva em consideração todos e tudo que está a nossa volta. Uma vida desapegada, mas cheia de desafios, todos os dias.

 

A missão de ser franciscano depende de amor e só acontece com dedicação e muita vontade de fazer acontecer. Ficou interessado ou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente, atreva-se!

 

Atreva-se

O que te motiva? Atreva-se é uma campanha dos Frades Capuchinhos do Brasil para que os jovens conheçam mais sobre vida franciscana e escolham seguir este caminho. Aqui, a sua motivação é essencial para transformar o mundo em um lugar melhor.

Leia Também
Caminhada ecológica envolve a comunidade de Sapopemba, SP
21/08/2018 06:00

Recentemente, foi realizada na cidade de Sapopemba, Zona Leste de São Paulo, uma caminhada ecológica em defesa da paz e do meio ambiente. Na ocasião, foram convidadas as crianças e adolescentes do CECAPAS (Centro Capuchinho de Ação Socioeducativa), que junto de seus responsáveis, foram guiados pelo Frei José Longarez até o Viveiro Parque Linear de Integração Zilda Arns.

O principal objetivo do percurso era chamar a atenção do poder público para a sujeira e falta de saneamento da região. Além disso, os participantes aproveitaram para pedir pela conscientização dos moradores da proximidade, uma vez que é dever de todos zelar pelo lugar onde vivemos. 

E não foi só isso. No fim, todos puderam participar de uma oficina sobre manejo de horta no Parque Linear e assim, juntos, construir uma horta comunitária. Além do contato com a terra, a mobilização proporcionou um momento coletivo onde todos puderam mudar um pouco mais do meio em que vivem.

E qual é a sua causa? Mudar o seu bairro, estado ou país? Prefere cuidar da natureza ou dos animais? Então lembre-se que aqui você terá espaço para isso. A sua causa é a sua motivação, e a sua motivação transforma. Clique aqui e cadastre-se.

LEIA MAIS
5 fatos sobre a vida franciscana que você nunca imaginou!
21/08/2018 06:00

Antes de começar, precisamos explicar para você que um dos principais pilares que sustentam a vocação franciscana é a fraternidade. Em outras palavras: um título que nos transforma em irmãos de tudo e todos. É por isso que dizemos que nenhum frade vive sozinho ou em solidão. 

Além disso, na nossa fraternidade não existem chefes, senhores, abades ou priores, porque todos têm o mesmo caráter: o de serem simplesmente irmãos menores em missão. Assim, podemos dizer que o nosso estilo de vida não é formado por uma organização “vertical”, mas, sim, muito mais “horizontal” e coletiva. Certo?
Então, agora, vamos conhecer um pouco mais sobre a vida franciscana?


1-    Liberdade também é um pilar.
Existe um longo percurso de estudos e dedicação para quem deseja seguir a vida franciscana. Além disso, aqui, aprendemos a viver com simplicidade e perto da natureza. Mas isso não significa ter uma vida de enclausuramento, longe de tudo e todos. Nossa vida continua sendo a mesma: nos divertimos, temos hobbys, praticamos esportes (de futebol a escalada), trabalhamos (como engenheiros, advogados, filósofos, professores, jornalistas), rimos, ouvimos músicas, dirigimos e andamos tranquilamente pelas ruas quando queremos.


2-    A diversidade faz parte e nos fortalece.
Acreditamos que as nossas diferenças são capazes de tornar a vida em fraternidade mais forte e completa. Enquanto alguns freis estudam engenharia, outros preferem filosofia. Tem aqueles que escolhem biologia e os que preferem manter-se na teologia. Aqui, você é livre para ser você, ter os seus hobbys e o seu ritmo. O que importa é a vida em fraternidade, sem posses e com o coração desprendido, onde juntos somos um. 


3-    Defendemos causas da sociedade
Seja em defesa da natureza, de uma comunidade carente que foi esquecida pelo estado, que sofreu com um desastre natural (como o terremoto do Haiti) ou até uma ação mais simples em prol dos animais. É essa crença que torna a missionalidade um pilar tão importante da vida franciscana. Com pequenas ações, paciência e muita insistência, o nosso trabalho muda o entorno, tornando a vida mais digna, proveitosa e alegre.


4-    Somos simples (e muito felizes)
Simplicidade não é ser miserável. Na verdade, quando falamos sobre simplicidade, falamos sobre viver com o que precisamos (e só). Sem luxos e sem excessos. Ao longo dos anos, aprendemos como o contato com o meio ambiente é importante e faz bem, como ler um bom livro pode confortar a alma e como uma conversa sincera com nós mesmos (ou com o próximo) enriquece o espírito. Além de uma vida mais leve, essas crenças contribuem para um mundo mais sustentável e consciente.


5-    Não estamos off!
Pelo contrário, estamos muito conectados. Com o mundo, com as pessoas e com a comunidade. A diferença é que, uma vez que aprendemos a valorizar uma vida mais simples, descobrimos como o “mundo off” pode ser muito mais colorido, tranquilo e estimulante. Ao mesmo tempo em que viajamos pelo mundo inteiro, fazendo o bem e transformando o mundo sem pensar em fronteiras, também navegamos pela internet para nos mantermos atualizados sobre tudo o que está acontecendo aqui e agora, em todo o lugar.


A vida franciscana é para todos os homens que tem Deus no coração e tem motivação para transformar o mundo. Se você chegou até aqui, é porque você tem tudo isso. Que tal começar aos poucos? Atreva-se a cadastrar-se e ficar por dentro das nossas ações dentro da sua comunidade, para isso, é só clicar aqui.
 

LEIA MAIS
Pensando no futuro: conheça a creche Chapeuzinho Marrom
21/08/2018 09:00

Há mais de 30 anos, a instituição Chapeuzinho Marrom atende crianças de 2 a 4 anos. São filhos de mães trabalhadoras, crianças em risco social e nutricional e portadoras de deficiência. Localizada no Complexo do Turano, entre os bairros da Tijuca e Rio Comprido, a instituição é credenciada pela Secretaria Municipal de Educação e segue as orientações dos Parâmetros de Qualidade para Educação Infantil do Ministério da Educação.

Quem mantém o espaço destinado aos pequenos é o Santuário Basílica de São Sebastião, dos Frades Capuchinhos. O trabalho coordenado permite que as crianças tenham alimentação balanceada e de qualidade, contem com um ambiente limpo, acolhedor e seguro.

Você costuma pensar em crianças em situação de risco? Não sabe por onde começar para ajudá-las? Então cadastre-se neste link que nós ajudamos você com informações sobre a sua comunidade.

LEIA MAIS